domingo, 10 de agosto de 2008

Eu r e c o m e n d o... (Nós vamos invadir sua praia - Ultraje a Rigor - 1985)





















Hoje em dia, organizar som de uma festa é fácil: basta pré-selecionar as músicas em um ipod ou computador para na hora H escolher conforme o gosto do público, sem precisar carregar muitos discos. Mas na década de 1980, durante minha adolescência, o processo era mais complexo. Era preciso escolher os LPs com antecedência, carregá-los (esses bolachões pesavam), se posicionar ao lado da vitrola e alternar os discos durante a festa, deixando intermináveis minutos de silêncio entre uma música ou outra.

Até que em 1985, Ultraje a Rigor facilitou esse processo ao conseguir juntar, no seu disco de estréia produzido por Liminha e Peninha, músicas que se transformaram, quase todas, em hits naquela época de efervecência de grupos de rock nacional. Lembro até hoje de frequentar festas em que apenas esse disco era suficiente para manter toda a galera dançando e cantando animadamente. Parecia um "the best of" ao invés de um disco de lançamento.

Com músicas divertidas, refrões simples e riffs marcantes, Ultraje a Rigor cumpriu a promessa e realmente invadiu praias alheias, tomando de assalto rádios e festas não só com um ou outro hit, mas emplacando praticamente todas as músicas. Um feito.

As músicas podiam não ter uma riqueza instrumental e acordes muito elaborados, mas marcaram uma geração com letras bem humoradas do vocalista Roger Moreira. Pelo que me lembro, "Inútil" foi a primeira que estourou, ainda em 1983, refletindo bem um sentimento dominante naquela década em que perdíamos Copas do Mundo jogando bem e amargávamos altíssimas taxas de inflação durante um lento processo de redemocratização.

Pouco a pouco, outras músicas passaram a tocar nas rádios, tais como "Ciúme", 'Rebelde sem Causa", "Eu me amo". Vale destacar ainda a participação especial de outros cantores da mesma geração como Lobão, Ritchie e Léo Jaime no refrão de "Nós Vamos Invadir sua Praia". Outra marca eram as frases soltas no meio das músicas, como a que marca o início do Inútil: "vou cantar tudo de novo?"

Simples... mas inesquecível (Paul).

1) Nós vamos invadir sua praia

2) Rebelde sem causa

3) Mim quer tocar

4) Zoraide

5) Ciúme

6) Inútil

7) Marylou

8) Jesse Go

9) Eu me amo

10) Se você sabia

11) Independente Futebol Clube



2 comentários:

  1. Simples, mas não fácil. E quase perfeito! O Som do rock, com humor e inteligência. Aprendi a tocar baixo com esse disco.

    ResponderExcluir
  2. Esse é um que me recusei a comprar o CD. Vai continuar como LP até gastar. Me recordo do Flávio Cavalcanti quebrando o disco após os caras mandarem um Inútel. (ZEBA)

    ResponderExcluir