quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Com a certeza que devo chorar (Cartola - 1976)



Se há discos que nasceram para ser eternos, certamente esse Cartola, gravado em 1976, é um deles. Como se não bastasse toda a genialidade do trovador do samba Agenor de Oliveira, conhecido como Cartola, o disco conta ainda com a participação de mestres como Altamiro Carrilho à flauta e Guinga ao violão. A capa também, singela e simbólica, mostra-o ao lado de sua companheira Dona Zica.

Apesar de mais de 500 composições, esse disco foi apenas o seu segundo, mas tornou-se logo uma referência, principalmente pela emoção que passa, já que é daqueles que não se escuta só com o ouvido, mas sim com o coração. O tom melódico que permeia suas canções pode resultar em lágrimas para um ouvinte mais despreparado.

Essa obra-prima já começa em alto estilo com “O Mundo é um Moinho”. Recentemente fui informado por Carolina (essa de olhos alegres) que a música teria sido feita para uma de suas filhas que queria sair de casa na adolescência. E faz sentindo:
Ouça-me bem amor

Preste atenção, o mundo é um moinho

Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos

Vai reduzir as ilusões à pó.

Fui pesquisar essa história e o que descobri é que não há comprovação de que seja isso mesmo, apesar dos rumores. De qualquer forma, fica a certeza de que lamentos podem servir como excelente fonte de inspiração.

“Minha”, a segunda música, a dor de cotovelo decola pela primeira vez no disco. Quem disse que ela foi minha, Se fosse seria a rainha, Que sempre vinha aos sonhos meus....
A mesma temática permanece na terceira canção, com certo rancor no coração a esta mulher fingida que me faz sofrer, e na quarta, outra clássica (de autoria de Candeia). “Preciso me encontrar”, interpretado anos depois também por Marisa Monte, é outra que dispensa comentários.
Deixe-me ir

Preciso andar

Vou por aí a procurar

Rir prá não chorar

E chorando com “Peito Vazio”, segue na quinta canção com a alma deserta, porém sem nunca perder o brilho. Genial.

Diante de tantas desilusões amorosas, “aconteceu” o troco: hoje ela chora tudo que perdeu...E chorando veio me pedir perdão...Fica para ela a lição. Pessoalmente considero essa a canção uma das menos inspiradas nesse disco...clarividente sinal de que para Cartola o tom vingativo não servia como fonte de inspiração. Que bom!

A próxima, segunda do lado B do antigo vinil, é um dos maiores clássicos da música brasileira: “As Rosas Não Falam”.. simplesmente exalam o perfume que roubam de ti...
Quem ainda não tinha chorado, diante dessa pérola não escapa, pois já vai terminando o verão.

Definitivamente, “Sei Chorar” vem reforçar esse sentimento, emendando com “Ensaboa”, talvez uma das menos lamuriosas do disco. Ensaboa mulata ensaboa....


Jamais pensei em minha vida, sentir tamanha emoção,... o minha senhora tentação. Interpretando de modo definitivo o clássico de Silas de Oliveira e Joaquim Ilarindo, Cartola remete àquelas tentações em forma de mulher que abalam e embriagam nossas almas.

Para encerrar, Cartola, numa espécie de agradecimento ao seu companheiro de trabalho, em "Cordas de Aço" relata que “só você violão compreende porque perdi toda alegria”, mas conclui o diálogo com seu instrumento com uma perspectiva mais otimista:

Aquela mulher

Até hoje está nos esperando

Solte o teu som da madeira

Eu você e a companheira

À madrugada iremos pra casa cantando

Enfim, voltando pra casa de madrugada cantando, fica aqui a homenagem do blog ao mestre Cartola que teria completado 100 anos no dia de 11 de outubro. Sua obra definitivamente engrandeceu nossas almas.

Segue o set-list do disco.


Lado A
O Mundo É Um Moinho 3:53 (Cartola)
Minha 2:16 (Cartola)
Sala de Recepção 3:24
Não Posso Viver Sem Ela 2:40
Preciso Me Encontrar 2:57
Peito Vazio 2:50 (Cartola)
Lado B
Aconteceu 2:46 (Cartola)
As Rosas Não Falam 2:51 (Cartola)
Sei Chorar 2:26 (Cartola)
Ensaboa 3:24 (Cartola)
Senhora Tentação 3:03 (Silas de Oliveira)
Cordas de Aço 2:15 (Cartola)

[Paul]

Nenhum comentário:

Postar um comentário